Atualizado em 08.05.2016
Nesta páginas podes encontrar:
- Documentos com as respostas às questões analisadas nas aulas. Os documentos foram criados segundo a perspectiva de análise do manual Diálogos 9, referindo-se o número das páginas ao mesmo. Inclui a resposta da questão “Chegar a bom porto…”
TÓPICOS:
1. Questionários do manual
2. Outros recursos
1. Questionários do manual (Diálogos 9)
Tema/Episódio | Cenário de resposta (inclui “Chegar a bom Porto”) | RESUMOS (“Para Estudar Os Lusíadas“, ASA) | Chegar a Bom Porto |
Texto 1 – Poemas | Letras de música | p. 160 a 166 (Ver) | ||
Texto 2 – Textos expositivos (renascimento) | p. 167 a 170 (Ver) | Quadros | |
Texto 3 – Os Lusíadas: Proposição | p. 171 a 173 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 4 – Os Lusíadas: Consílio dos Deuses | p. 174 a 181 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 5 – Os Lusíadas: Inês de Castro | p. 182 a 189 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 6 – Os Lusíadas: Despedidas em Belém | p. 190 a 192 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 7 – Os Lusíadas: O Adamastor | p. 195 a 201 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 8 – Os Lusíadas: Tempestade e chegada à Índia | p. 204 a 211 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 9 – Os Lusíadas: A Ilha dos Amores – preparativos | p. 212 a 215 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 10 – Os Lusíadas: A Ilha dos Amores – a (a)ventura de Lionardo | p. 219 a 221 (Ver) | Resumo | Questão |
Texto 11 – Os Lusíadas: Despedida de Tétis e regresso a Portugal | p. 222 a 225 (Ver() | Resumo | Questão |
Autoavaliação | p. 228 a 229 (Ver() |
(…)
Voltar ao TOPO
2. Outros recursos
AQUI: O amor – in Para compreender «Os Lusíadas», de Amélia Pinto Pais
AQUI: Insula Divina – sobre o significado da Ilha dos Amores,
AQUI: Síntese da Invocação e dedicatória
stor é necessário saber em pormenor os deuses e aquilo a que eles pertenciam.
Disse que apenas Vénus. Marte, Neptuno e Júpiter…!
Que significa Taprobana
Consulta a nota 3 da página 171 do manual – é um ponto geográfico!
Olá, sou uma aluna do 9º ano. Agradeço que tenha disponibilizado estes resumos. São muito úteis para compreender melhor a obra de Camões e servirá de apoio para a preparação para o exame nacional. Agradeço, novamente.
Este site ajudou-me imenso , muito muito obrigado !!
Muito obrigada…estes resumos estão me a ajuudar muito na preparaçao para o exame c:
O que é necessário decorar sobre o episódio do Adamastor , Ilha dos Amores e Aventura de Lionardo ?
Não pertence ao meu domínio saber o que é necessário decorar sobre o assunto. Aconselho saber quem narra cada episódio e a que plano narrativo pertence. De resto, lê-lo bem para conseguir distinguir eventuais excertos dos demais episódios.
É correto responder que o episódio do Adamastor corresponde ao plano maravilhoso?
O episódio do Adamastor pertence ao Plano Narrativo da Viagem.
Ainda que a personagem Adamastor tenha tido uma inspiração na mitologia grega e o episódio também aborde intrigas de personagens mitológicas, o episódio em si é uma narração de Vasco da Gama sobre a viagem à Índia sendo, então, o Plano Narrativo o plano principal de Os Lusíadas, ou seja a Viagem.
Também se costuma classificar o episódio como simbólico, o que pode criar alguma confusão nas diversas classificações.
Parece-me incorreto incluir o Adamastor no Plano do Maravilhoso ou mitológico.
NOTA À MARGEM – quem utiliza a internet deveria saber que há IP e que através dele se pode saber que a mesma pessoa utiliza nomes diferentes.
Pode nao ser meu professor, mas estes resumos são uma grade grandeee ajuda
Muito obrigada ^^
Ajudo no que posso, seja a quem for!
Até domingo às tantas ando por aqui para isso!
Quem é o narrador no Consílio dos Deuses, na Tempestade, Ilha dos Amores e na Despedida de Tétis e regresso a Portugal?
A resposta está nos respetivos resumos. ainda assim:
são todos três narrados por Camões, o Poeta.
Olá professor, como posso especificar os amores dos lusiadas ?
Os amores de «Os Lusíadas» podem ser especificados de várias formas, tudo depende do alcance que se der à questão.
Em resumo – há dois tipos de amor: o alto e o baixo amor. Mas vamos por partes.
1. Antes de mais, não me parece ser assunto de 9.º ano, mas vamos tentar dar algumas ideias.
2. No episódio de Inês de castro, Camões responsabiliza o “puro” e “fero” amor pelo “caso triste e digno de memória”. Temos o alto amor, embora a fazer sofrer.
3. No episódio do Adamastor, é este que chora e se havia transformado em penedo, por castigo, também por causa de um amor antigo. Sofre, mas é baixo amor.
4. Já agora, também no Consílio dos Deuses de fala de um “amor antigo” entre Vénus e Marte.
5. Finalmente, apenas para ser breve, a Ilha dos Amores, plena deles, logo pelo nome dado ao episódio. Que alguns defende que deveria ser apenas “Ilha do Amor”, por ser um autêntico estudo sobre o Amor.
Assim, temos o alto e baixo amor. Um amor mais puro (alto), tendente a ser inocente, sincero, autêntico, diríamos popularmente utópico, platónico. Outro mais ligado às experiências, ao prazer, ao erotismo.
Deixo dois textos que sustentam estas ideias: o capítulo dedicado ao “Amor” do livrinho “Para compreender «Os Lusíadas», de Amélia Pinto Pais, e um textinho meu sobre a “Insula Divina”, inspirado num livro de Jacinto do Prado Coelho, “Camões e Pessoa – poetas da utopia”.
As ligações para os textos estão em “Outros Recursos” desta página.
Boa estudo!
A minha professora pediu aos alunos para falar de todos os amores do lusiadas, estava com bastante dúvida se era realmente isto. Muito obrigada professor !!!!
Embora não seja meu professor, acho-o fantástico! Estes resumos ajudaram-me imenso! Vou ter teste no dia 25 deste mês, espero conseguir tirar uma boa nota!
Só tenho uma questão: a minha professora, meteu na matéria para o teste o seguinte: produzir um texto expositivo sobre um episódio de “os Lusíadas”.
Há alguma maneira, truque ou algo do género, que me possa ajudar a “produzir um texto expositivo”?
Obrigada!!
Viva!
Um texto expositivo procura informar o leitor de algum assunto. Talvez haja truques! Eu prefiro dizer que há trabalho e treino. Ou ler e escrever!
Procura nesta página, em cima, nos episódios – na coluna mais à direita tem algumas questões que apontam quase todas para a redação de um texto expostitivo sobre cada um dos episódios. Depois procura na segunda coluna as respostas (VER), pois incluem a resposta a essa questão (quase sempre no fim do documento). Podes também consultar os tipos de textos em “Documentos” ou mais especificamente o “texto expositivo” aqui :https://aulapartilhada.files.wordpress.com/2012/11/29_30_texto_expositivo.pdf.
Bom trabalho e bom teste!!!
Obrigado pelos resumos são fantásticos e ajudaram imenso 😉
Bom trabalho e boa sorte! Às vezes também é preciso!
nao há nada sobre o auto da barca do inferno?
É tudo uma questão de procurar:
https://aulapartilhada.wordpress.com/auto-da-barca-do-inferno/
Bom trabalho!
muito obrigada. È a primeira vez que ando neste site e acho muito .Obrigada pela ajuda
Boa Noite!
Será que podia disponibilizar o cenário de respostas da questão “Chegar a bom porto…”
Viva!
Os cenários de resposta de “Chegar a bom porto” estão incluídos nos cenários de resposta de cada parte respetiva do manual… Surgem no final de cada um desses documentos. Encontra-os na segunda coluna.
só um exemplo direto: veja a página 4 de https://drive.google.com/file/d/0B8Y9LkeoPQSZWmlISmphYUc0bW8/view
Obrigada! Estes resumos vão me ajudar imenso!!
Boa noite, sou aluna do 9 anos e amanhã terei exame Nacional de português e devo dizer que este site ajudou imenso nos meus estudos! Muito obrigada por disponibilizar estes resumos! 🙂
Boa prova e felicidade! Força aí!
Olá! Boa noite :p .
Sou um aluno do 9º ano e amanhã será o exame nacional de português(ou hoje tendo em conta que já passa da meia noite). Obrigado por fornecer resumos. Ajudam muito na compreensão d’Os Lusíadas.
Tenha um bom dia 🙂 .
Obrigado! Boa prova. Felicidades! 🙂
Olá,
É possível aceder as correções da parte d’Os Lusíadas do “Chegar a bom porto…”?
Obrigado.
Atenciosamente,
Ricardo José
As possiveis respostas às questões de “Chegar a bom porto” estão incluídas no final do documento relativo a cada episódio. Por exemplo, para o texto 3, sobre a “proposição”, o link “ver” dá acesso a um ficheiro que responde às questões do manual e do “Chegar a bom porto”,
Espero ter ajudado.
Bom estudo.
Boa tarde professor adorei os recursos mas ficarei contente que colocasse testes para aferir o meu conhecimento.Obrigado.
Poderia colocar testes?
Viva!
Verifica em
https://aulapartilhada.wordpress.com/exames/
e
https://aulapartilhada.wordpress.com/documentos/
Só atualizo esta página quando tenho 9.º ano, o que não acontece no ano em curso. Lamento.
Não tem os textos líricos da página 236 à 266
Viva!
Já respondi a esta questão em https://aulapartilhada.wordpress.com/pergunta/
obrigado, apesar de não ser meu professor isto ajudou-me nos resumos
pode pubilcar a invocação e dedicatória?
Viva!
A invocação e dedicatória não fazem parte do programa do 9.º ano (objeto deste blog), contudo, caso possa ser mais específica, verei em que posso ajudar.
JMiguel
Bom dia,
Vou ter teste daqui a algumas semanas, só que a minha professora não dá a matriz ou dá um dia antes (não dando assim tempo para estudar), por isso iria pedir se me podia ajudar com alguns testes ou fichas/questionários, só sei que a matéria que sai é a partir de Inês de Castro (ainda incluindo este episódio), mas não sei até onde poderá ir a matéria.
Muito obrigada