Miguel Torga

Segue o teu manual (Diálogos 7) a partir da página 170.

Para a primeira questão, vamos observar um video sobre a vida e obra do autor: Miguel Torga.

VIDA E OBRA


Escuta o poema “História Antiga”. Segue a leitura no teu Manual.

História Antiga

Questão 2 – Poema narrativo
Já vimos na primeira Unidade que um poema pode contar uma história (dá um saltinho à página 22 e recorda).
Por isso, procuramos identificar algumas das categorias da narrativa: personagens, tempo, espaço, ação e narrador.

2.1.
a) personagens – Um rei e “um menino” (que depois foi Deus).
b) tempo – A ação decorre num passado longínquo (“História antiga”), mas indeterminado (“Era uma vez”, “um dia”).
e espaço – na Judeia
c) ação – Havia um rei que vivia na Judeia. Certo dia, ele mandou matar as crianças. No entanto, houve uma que conseguiu fugir. mais tarde, quando cresceu, essa criança – Deus – castigou o rei, enviando-o para o Inferno.

2.2. Narrador (parcial) – Algumas palavras e expressões utilizadas para referir o rei revelam um juízo de valor negativo: “Feio bicho” (v.2), “Uma cara de burro” (v. 3), “o malvado” (v. 10), “mãos de sangue” (v. 20).

Metáfora
3. Mais uma vez nos perguntam pela metáfora… Qual é a expressão que designa a criança que depois foi Deus?
Responde na Classroom e faz “entregar trabalho”.


Gramática

4. Ordem das palavras na frase – nem sempre estão pela ordem mais correta.

O manual propõe que as coloques segundo as funções sintáticas indicadas em 4.1.

Vai fazê-lo no Wordwall. Como há dois modificadores, ao segundo foi acrescentado o ponto final que a frase deveria ter.

Segue a ligação e identifica-te. -> https://wordwall.net/play/2511/490/844

4.2. O grupo preposicional, neste caso “de sangue” pode ser substituído por um adjetivo equivalente. Vamos jogar ao enforcado com 3 adjetivos. Um da família de sangue. Dica: todos os adjetivos concordam com a palavra “mãos”. Vamos jogar.

De novo, segue a ligação e identifica-te. -> https://wordwall.net/play/2511/568/756

5. Orações

a) “que não gostava de crianças” – oração subordinada (adjetiva) relativa.

b) “A gente olhava” / “reparava” – orações coordenadas assindéticas (sem conjunção a separar);

“e via um rei sem coração” – oração coordenada copulativa.


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2. O sentimento que domina é a angústia (“E parado de angústia assim viveu.”).

2.1. É um sentimento persistente, pois sofre-se desde a partida da caravela até ao seu regresso.

3. As palavras “expedição” e “caravela” remetem-nos para a época dos Descobrimentos.


Leitura – aspetos formais da poesia

Para escreveres a “cantiga de maldizer” precisas de saber o que é:

  • um verso – equivale a uma linha, num poema;
  • uma estrofe – grupo de verso, isolado por espaço em branco;
  • sílabas métricas – a contagem das sílabas de um verso, conforme de enunciam;
  • esquema rimático – representação pelas letras do alfabeto da rima de uma estrofe ou poema.
    • Neste caso, abac bcdc eedc. Significa que
      • o 1.º e o 3.º verso rimam (a);
      • o 2-º e o 5.º verso rimam (b);
      • o 4.º, o 6.º, o 8.º e o 12.º verso rimam (c);
      • o 7.º e o 11.º rimam (d);
      • e o 9.º e o 10.º verso rimam (e).

Podes consultar a página 196 e recordar.

Com as informações dadas serás capaz de reconstruir o poema?


Vamos ao poeta seguinte. Clica para chegares a Manuel da Fonseca